Brócolos: saiba o que este legume milagroso pode fazer pela sua saúde!

Considerado um super alimento os brócolos podem ser um forte aliado da nossa saúde. Saiba algumas das razões para incluir este vegetal na sua alimentação.

transferir (2)

Os brócolos são um vegetal cada vez mais consumido pela população podendo dizer-se que até está na moda! Cada vez mais pessoas consomem este vegetal e ainda bem, porque têm imensos benefícios para a nossa saúde.

Este vegetal é bastante rico em nutrientes e minerais, podendo ser um forte aliado no combate a certas doenças do foro digestivo, cardiovascular, imunológico entre outras.

Composto por minerais como o cálcio, potássio, ferro, zinco e  vitaminas como A, C, B1, B2, B6, K e ainda fibra alimentar, os brócolos são considerados já um super alimento. A aliar a estes benefícios apresenta-se com muito poucas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal), podendo ser utilizado em qualquer tipo de dieta.

Sendo bastante versáteis podem ser consumidos de variadas formas. Crús em saladas, cozidos, grelhados, sopas, tortas, basta puxar pela imaginação.

Se os cozinhar lembre-se de não deixar cozer demasiado pois perdem grande parte dos seus nutrientes e textura.

Hoje deixamos algumas razões para incluir este superalimento na sua alimentação:

Reduz o colesterol

Os brócolos são um alimento rico em fibra solúvel que se liga ao colesterol no sangue. Desta forma torna-se mais fácil de eliminar pelo fígado, ajudando a manter os níveis de colesterol no organismo controlados.

Previne as doenças cardiovasculares

Além de reduzir o colesterol, os brócolos mantêm os vasos sanguíneos mais fortes, mantendo assim a pressão arterial controlada.

Além disso, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o aparecimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.

Facilita a digestão

Os brócolos são uma boa forma de manter o processo digestivo a funcionar corretamente.

A sua composição em sulforafano regula as quantidades de bactérias no estômago, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrite.

Evita a prisão de ventre

Os brócolos são um vegetal que contem cerca de 1 grama de fibras por cada 10 calorias, representando desta forma um excelente aliado natural para melhorar o funcionamento do seu intestino e evitar o desenvolvimento de prisão de ventre.

Previne problemas nas articulações

Os brócolos são um vegetal com capacidades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação das articulações, podendo atrasar o desenvolvimento de problemas articulares como osteoartrite.

Previne o cancro

Os brócolos é rico em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de cancro, especialmente do estômago ou do intestino.

fonte: http://lifestyle.sapo.pt/



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *