Boas razões para comer abóbora: receitas com este super legume!

Muito apreciado em sopa, este é um legume com muitos benefícios para a saúde. Saiba o que deve ter em conta quando a comprar e quais as melhores formas de a saborear.

Há quem o considere um super legume. Em Portugal, é vulgarmente usada na sopa mas pode ser o ingrediente-estrela de muitos outros pratos. Além de versátil, a abóbora é rica em vitamina C e em vitamina A, betacarotenos e antioxidantes, protege o sistema imunitário e combate o envelhecimento. Dois dos seus antioxidantes, luteína e zeaxantina, ajudam ainda a prevenir problemas de visão. Este legume também é uma boa fonte de potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco e riboflavina.

Como escolher

Existem várias variedades à venda em Portugal. Independentemente da que escolha, a casca deve ser lisa, sem brilho e sem manchas. Se bater na abóbora e esta fizer um som oco, significa que está no ponto certo. Evite abóboras muito grandes porque são menos saborosas. Se comprar a abóbora já cortada em pedaços, certifique-se que tem um aspeto fresco e que não está pisada nem apresenta manchas escuras.

4 ideias para comer abóbora:

– Doce de abóbora

Coloque doce de abóbora por cima de fatias de requeijão e salpique com nozes picadas e canela em pó. Sirva com tostas integrais e finas.

– Salada de abóbora com lentilhas

Asse pedaços de abóbora no forno durante cerca de 35 minutos. Depois junte-os a uma salada com alface, requeijão, couve roxa, queijo feta e lentilhas.

– Abóbora com arroz

Coza o arroz num refogado de azeite com cebola e junte-lhe pequenos pedaços de abóbora assada, antes de estar completamente cozido.

– Bolo de abóbora

Triture pedaços de abóbora cozida e junte ao seu pão-de-ló habitual. Para um sabor mais intenso, acrescente um cálice de aguardente e canela em pó.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *