Atenção na hora de reaquecer certos alimentos! Ler este artigo e estar muito atento!


É preciso ter cuidado na hora de reaquecer certos alimentos. Naqueles dias em que não nos apetece cozinhar e temos comida que sobrou do dia anterior, parece-nos muito prático e tentador, mas é necessário pensar duas vezes antes de o fazer, para o bem da sua saúde.

alimentos_nao_devem_ser_reaquecidos_1

A melhor maneira de comer os vegetais é no seu estado cru. Se quiser cozinhá-los, lembre-se de não os reaquecer mais tarde, para não correr riscos desnecessários.

Reaquecer os alimentos é um bom hábito para contribuir para a redução do desperdício de toneladas de comida que acontece diariamente a nível global.

É muito triste saber que, enquanto em muitos países a comida é deitada em grandes quantidades no lixo, noutros as pessoas morrem à fome.

Por isso, há alguns anos vem-se promovendo a reutilização de sobras de comida, seja preparando novas receitas ou pelo reaquecimento das mesmas.

No caso do reaquecimento de alimentos é muito importante saber que não é em todos os casos, que você pode optar por esta alternativa, pois existem algumas comidas que podem ser tóxicas quando são submetidas a altas temperaturas.

Sabendo que muitas pessoas ainda desconhecem quais são esses alimentos, hoje decidimos partilhar uma lista onde se esclarece por que podem ser prejudiciais.

Espinafre

alimentos_nao_devem_ser_reaquecidos_2

A melhor maneira de comer espinafre é quando está fresco, e de preferência crua. Existem várias receitas, vitaminas, saladas e cremes, que permitem aproveitá-lo sem a necessidade de o aquecer.

Quando submetemos este vegetal ao processo de aquecimento ou reaquecimento, o seu teor de nitratos se transforma em nitritos e isso pode ser prejudicial à saúde.

Aipo

Em geral, o aipo é usado de forma semelhante ao espinafre, mas também é comum adicioná-lo em sopas ou cremes quentes. Nestes últimos casos, o melhor é consumi-lo recém preparado evitando deixar sobras para reaquecer mais tarde.

Como o vegetal anterior, o aipo também contém nitratos que podem ser prejudiciais à saúde ao serem reaquecidos.

Os nitritos são um componente associado com o desenvolvimento de diferentes tipos de cancro, embora seja esclarecido que eles somente podem chegar a esses extremos quando consumidos em excesso. Em todo caso, a melhor maneira de tirar 100% de proveito das propriedades do aipo, é na sua forma crua.

Ovos

alimentos_nao_devem_ser_reaquecidos_3

Por serem um alimento pequeno e de fácil preparação, raramente restam sobras para reaquecer. Por outro lado, muitos acham que não é uma boa ideia fazê-lo, pois quando perdem a sua frescura, mudam de odor, sabor e textura.

Em todo caso, não é recomendável, porque quando os ovos são submetidos a altas temperaturas no processo de reaquecimento, podem libertar compostos tóxicos para o organismo.

Beterraba

Durante anos, este alimento tem sido avaliado na medicina alternativa pelo seu alto teor de nutrientes essenciais e compostos antioxidantes. No entanto, também têm uma quantidade mínima de nitratos que, embora sejam inofensivos, o melhor é não submetê-los às altas temperaturas para evitar riscos.

O que os especialistas em nutrição e saúde mais recomendam é aproveitar este vegetal mediante a preparação de sumos, batidos ou saladas.

Batatas

alimentos_nao_devem_ser_reaquecidos_4

Elas contêm nutrientes e propriedades que são muito boas para a saúde, desde que o seu consumo seja moderado. Por serem ricas em carboidratos, o seu consumo excessivo pode trazer problemas com o peso.

Mas, deixando isso de lado, é importante saber que, ao reaquecê-las, tendem a perder muito do seu valor nutricional. Além disso, o seu sabor também é alterado e pode chegar a libertar compostos que não fazem bem para o organismo.

A boa notícia é que existem maneiras de deliciosas e simples de reutilizar as batatas cozidas, mesmo depois de vários dias. O que acha de um purê de batatas?

Cogumelos

Os cogumelos comestíveis e outras variedades de fungos não devem ser reaquecidos de forma alguma, pois podem resultar em problemas digestivos e até mesmo de coração.

Este tipo de alimento tem propriedades interessantes para a saúde, mas a melhor maneira de aproveitá-las é mediante o seu consumo fresco.

A melhor maneira de evitar o seu desperdício é tentar preparar apenas a quantidade necessária, ou comê-los frios em poucas horas após a sua preparação.

Frango

alimentos_nao_devem_ser_reaquecidos_5

Pelo seu alto teor de proteína saudável este alimento é altamente recomendado para todos os tipos de dieta balanceada.

O problema que ocorre com o seu reaquecimento é que ao arrefecer no frigorífico ou ao perder a sua frescura, a sua composição de proteínas muda e pode causar problemas digestivos.

Como no caso anterior, é aconselhável preparar apenas a quantidade necessária para o almoço. No entanto, no caso de restarem sobras, podem ser aquecidas posteriormente, mas certifique-se de fazê-lo a uma temperatura baixa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *