Tudo sobre o limão! Vai agradecer saber o bem que faz à sua saúde!


O limão é uma fruta de tamanho pequeno, mas apesar disso, é uma fruta com poderes quase milagrosos, tendo benefícios para a saúde e bem estar que quando souber tudo vai querer inclui-lo na sua dieta diariamente.

limoes-620x330

 

 

1. Fitonutrientes com propriedades antibióticas

Como muitas das frutas e vegetais, limões contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. De especial interesse são os chamados flavonoides glicosídeos, incluindo muitas moléculas relacionadas com o kaempferol. Embora estes flavonoides tenham sido apontados por parar a divisão celular em muitas linhas celulares de cancro, eles são, talvez, mais interessantes pelos seus efeitos antibióticos.

2. Rico em vitamina C

Além das suas propriedades únicas, os limões são uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes encontrados em alimentos e o antioxidante primário solúvel em água no corpo. A vitamina C viaja através do corpo neutralizando os radicais livres com os quais entra em contato nos ambientes aquosos do corpo, dentro e fora das células.

Os radicais livres podem interagir com as células saudáveis ​​do corpo, danificando suas membranas, e também pode causar uma grande quantidade de inflamação ou inchaço doloroso no corpo. Esta é uma das razões pela qual a vitamina C tem demonstrado ser útil para a redução de alguns dos sintomas de osteoartrite e artrite reumatóide.

3. Útil para a prevenção de doenças cardíacas

Os benefícios do limão também englobam a saúde do coração. Uma vez que os radicais livres podem danificar os vasos sanguíneos e alterar o colesterol para torná-lo mais susceptível à acumulação nas paredes das artérias, a vitamina C pode ser útil para prevenir o desenvolvimento e progressão da aterosclerose e doença do coração em diabéticos.

4. Uma ajuda para o sistema imunológico

A vitamina C também é vital para a função de um forte sistema imunológico. O principal objetivo do sistema imunológico é protegê-lo de doenças, por isso um pouco de vitamina C a mais pode ser útil em condições como resfriados, gripes e infecções de ouvido recorrentes.

Devido ao grande número de benefícios para a saúde de vitamina C, não é de estranhar que a pesquisa mostrou que o consumo de vegetais e frutas ricos nesse nutriente está associado a um risco reduzido de morte por todas as causas, incluindo doenças cardíacas, derrame e cancro.

5. Prevenção e combate do cancro

Em estudos com animais e testes de laboratório com células humanas, os compostos em frutas cítricas, incluindo limões, chamados limonoides, foram apontados por ajudar a combater o câncer de boca, pele, pulmão, mama, estômago e cólon. Agora, os cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola dos EUA (ARS) têm mostrado que o nosso corpo pode facilmente absorver e utilizar um limonoide de longa ação, chamado limonina, que está presente em frutas cítricas na mesma quantidade que a vitamina C.

Nos citrinos, a limonina está presente sob a forma de glucosídeo limonina, em que limonina está ligada a uma molécula de açúcar (glicose). O corpo digere facilmente este composto, liberando limonina. No estudo do ARS, 16 voluntários receberam uma dose de glucosídeo limonina, em quantidades que variam entre aquelas que seriam encontradas em de 1 a 7 copos de suco de laranja. Exames de sangue mostraram que a limonina estava presente no plasma de todos, exceto um dos sujeitos, com concentrações mais elevadas dentro de 6 horas após o consumo. Traços de limonina ainda estavam presentes em 5 dos voluntários 24 horas após o consumo.

A biodisponibilidade e persistência da limonina pode ajudar a explicar por que limonoides são potentes anticancerígenos, que podem impedir que as células cancerosas se proliferem. Outros anticancerígenos naturais ficam disponíveis por muito menos tempo. Por exemplo, os fenois do chá verde e do chocolate permanecem ativos no organismo durante apenas 4 a 6 horas.

6. Possível coadjuvante para controle do colesterol LDL

A equipe do ARS está agora investigando os benefícios do limão na redução do colesterol. Os testes de laboratório indicam que as células do fígado humano produzem menos apo B quando expostas à limonina. Apo B é uma proteína estrutural que é parte da molécula de colesterol LDL e é necessária para a produção, transporte e ligação de LDL, de modo que os níveis mais elevados de apo B traduzem-se em níveis elevados de colesterol LDL.

7. Proteção contra a artrite reumatóide

Enquanto um estudo sugere que altas doses de suplementos de vitamina C causam osteoartrite, um tipo de artrite degenerativa que ocorre com o envelhecimento, outro indica que alimentos ricos em vitamina C, como limões, fornecem proteção contra poliartrite inflamatória, uma forma de artrite reumatoide envolvendo duas ou mais articulações.

Os resultados, apresentados na revista Annals of the Rheumatic Diseases, foram retirados de um estudo de mais de 20.000 indivíduos que mantiveram diários de dieta e estavam livres de artrite quando o estudo começou. O foco foi em observar indivíduos que desenvolveram a poliartrite inflamatória e doenças similares, além daqueles que permaneceram livres das artrites durante o período de acompanhamento. Os indivíduos que consumiam as menores quantidades de alimentos ricos em vitamina C foram cerca de três vezes mais propensos a desenvolver artrite do que aqueles que consumiram maiores quantidades.

8. Bom para problemas digestivos

Há ainda benefícios do limão para as pessoas que sofrem de dor de estômago. Problemas digestivos como diarreia ou constipação podem fazer você se sentir desconfortável. Para lidar com esses problemas, adote a ingestão de um copo de suco limão puro no início dos dias. Você pode maximizar os benefícios digestivos adicionando uma colher de chá de mel para esta solução.

9. Facilita na redução de peso

O suco de limão é um bom coadjuvante para a redução de peso dada a grande quantidade de fibra pectina, que beneficia a luta do corpo contra ataques de fome. Beber uma solução de suco de limão espremido e água é um remédio eficaz para ajudar neste ponto. O suco de limão como facilitador da perda de peso é uma dica que tem ajudado muitos.

10. Controla os níveis de pH

Você ficará surpreso ao saber que dentro do corpo humano o suco de limão age como um alimento alcalinizante, apesar de ser ácido. Ele não produz acidez no corpo. Assim, mais um dos benefícios do limão é ajudar a manter os níveis de pH normais.

11. Bom para pessoas com hipertensão

Pessoas que não consomem quantidade suficiente de potássio estão em maior risco de serem afetadas por distúrbios cardiológicos. O sumo de limão contém uma quantidade satisfatória de potássio, de modo que pode ajudar na redução dos riscos de tais problemas.

12. Pode ajudar com o problema das pedras nos rins

O suco de limão pode ajudar a proteger contra as pedras nos rins, de acordo com um estudo publicado em 2007 na BMC Urology. Realizado em ratos, o estudo descobriu que beber suco de limão impediu os níveis de cálcio nos rins subirem. O suco de limão foi eficaz mesmo quando os níveis de concentração estavam em 75%, ao invés de 100%.

13. Saúde oral

Um copo de suco de limão na parte da manhã é bom para a saúde oral. Suas propriedades antibacterianas eliminam bactérias da boca, que são responsáveis por causar mau hálito. Ele melhora a dor de dente e muitas doenças bucais, como a gengivite. Também ajuda no clareamento dos dentes, visto que o limão é um agente de branqueamento natural. Certifique-se de fazer gargarejo com água após a ingestão de água de limão para evitar danos ao esmalte do dente.

14. Diurético natural

O suco de limão evita infecções do trato urinário. Isto porque é um diurético natural, que aumenta a produção de urina e, portanto, elimina as bactérias que causam a infecção do trato urinário.

15. Benéfico para a pele

Há ainda benefícios do limão para a saúde do seu cabelo e da pele. Ter um copo de limonada diariamente ajuda a tratar problemas de pele e cabelo. A elevada quantidade de vitamina C da limonada elimina os radicais livres que são responsáveis por causar rugas e envelhecimento. A vitamina C também cura tecidos danificados, clareia manchas escuras, evita acne e manchas e ajuda a reduzir os danos do sol. Assim, dados os vários benefícios do limão para a pele, a ingestão de limonada pode te ajudar a ter uma pele mais saudável.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *